Espaço Evolução

ABA

A análise aplicada do Comportamento é uma abordagem comprovada cientificamente e baseia-se nos pressupostos básicos do behaviorismo. As descobertas de Skinner, sobre Condicionamento Operante, que significa que um comportamento seguido por um estímulo reforçador resulta, em uma probabilidade maior de que aquele comportamento ocorra em outros momentos, é o pressuposto básico da Análise do Comportamento. Os analistas do comportamento intervêm planejando contingências para que consequências reforçadoras fortaleçam respostas adequadas, desta forma novas habilidades são ensinadas.

A ABA tem como principais objetivos, a redução de comportamentos inadequados e o ensino de novas habilidades. No processo avaliativo são investigadas quais são as habilidades que o indivíduo possui, as que devem ser ensinadas, assim como, os comportamentos problemas que devem ser diminuídos. A partir daí monta-se um currículo funcional para cada um. Este currículo é dividido em uma série de categorias, ou “programas” que envolvem habilidades básicas, habilidades de imitação, habilidades de comunicação (ouvinte e falante), habilidades sociais, habilidades acadêmicas e habilidades de autocuidado.

Estas habilidades podem ser ensinadas por diferentes tipos de ensino, como o Ensino por Tentativa Discreta, Ensino Naturalístico, Ensino Pivotal, Encadeamento, entre outos.

Credenciados